O QUE É FELICIDADE NA TERCEIRA IDADE?

A definição da felicidade é uma eterna variável no pensamento de qualquer ser.

Há quem acredite que a alegria extrema está no acúmulo de bens materiais. Há quem se deleite com minúcias felizes em detalhes mínimos ao longo da vida.

Outros se concentram no bem-estar errante das micros alegrias que brotam ao longo do dia, nas mínimas atividades como: tomar uma xícara de café, enquanto saboreia uma fatia generosa de bolo de fubá, durante gargalhadas sobre situações banais do cotidiano, em família.

Contudo, somos uma obra aberta, repleta de linhas artísticas e, em cada uma delas, um mundo explorado ou inexplorado ainda, no aguardo de um abraço atencioso, independentemente da idade.

PRESENTE, PASSADO E FUTURO

Já que é no presente que a felicidade reside, é no passado que nasce a saudade e, é no futuro que projetamos avanços, expectativas e uma esperança danada que afaga e repousa sem distinção ou julgamentos. Afinal, sonho é sonho, e a realidade é nossa calçada.

Construir o instante diz muito sobre como iremos envelhecer.

Essa constatação de que, todos nós envelheceremos, serve como estopim e tremendo choque de realidade sobre como tratar nossos velhinhos. Portando, o futuro é o presente do agora.

Fato é, se sentir bem depende de cada um de nós e dessa máxima ninguém dúvida!

COMUNICAÇÃO E SAÚDE

Na fase mais sábia é fundamental lidar com mente ativa e um corpo com certas limitações. Para que os idosos não se frustrem e, assim, aumente possíveis enfermidades, é essencial apoiar, física e mentalmente.

Criar um ambiente rico em afeto, companhia e afazeres blinda-os de uma velhice de abandono, tristeza e mágoa.

Estimular a comunicação através de conversas, leituras, passeios e músicas promovem a diminuição de crises, sobretudo das doenças crônicas.

A presença de amigos, familiares e cuidadores, não só aumenta a resistência e imunidade, como também, alavanca a produtividade e autonomia. O ideal não é se colocar em todas as ações dos idosos, mas incentivá-los a fazer. Exercitar corpo e mente conserva a vitalidade e esperança. Muitas vezes, fazer algo para o idoso, é apenas, se manter ao lado enquanto ele se movimenta com seu bastão.

Cuidar é estar ao lado de quem ama na fase mais experiente, lenta e feliz de um ser humano.

Vai ver que, a felicidade, é seguir respeitando cada etapa dessa trajetória!

Erika Dessler – Redatora Allthree 27.11.19

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clique e Converse
Precisa de Ajuda?